Gaustatoppen (com neve e névoa): a montanha mais alta de Telemark, na Noruega

por Gabriela Olem 0 Comments

Antes de falar de nossa experiência, vamos falar de alguns fatos sobre Gaustatoppen!

Gaustatoppen - imagem retirada do site VisitNorway.com

Gaustatoppen – imagem retirada do site VisitNorway.com

Gaustatoppen fica na cidade de Rjukan, no município de Tinn, na região de Telemark, na Noruega.

A altitude da montanha é de 1.883 m. De acordo com o site VisitNorway, em um dia de tempo aberto é possível ver 1/6 da Noruega e também um pedaço da Suécia de lá de cima.

Para chegar lá ao topo, existem duas formas: no verão é possível subir através de uma trilha rochosa de média dificuldade, e em qualquer estação é possível subir por dentro da montanha, através de um sistema de elevadores. É interessante saber que esses elevadores foram construídos inicialmente por razões militares, para se ter acesso à estação de rádio militar que existe no topo. Porém agora o local é apenas turístico. Lá em cima existe uma casinha quentinha que tem mesas, sofá e uma lanchonete com waffles deliciosos e um cafézinho.

Gaustatoppen - imagem retirada do site VisitNorway.com

Gaustatoppen – imagem retirada do site VisitNorway.com

Um ponto importante é que a acessibilidade do local é muito precária. Uma pessoa com dificuldade de locomoção ou em uma cadeira de rodas não conseguiria subir usando os carrinhos elevadores (ou subiria com muuuito esforço). Além disso, lá no topo existem muitas escadas feitas de pedra, então isso seria um desafio.

No inverno, muita gente vai para lá para poder descer de ski. No verão, eles sobem para apreciar a vista e fazer piqueniques no topo (deve ser fantástico!).

Agora, vamos à nossa experiência.

Nós não sabíamos da existência de Gaustatoppen antes. Estávamos na casa de Johnny, um amigo de nosso amigo David, quando ficamos sabendo da montanha. Enquanto comíamos uns waffles da hora que o Johnny fez, nós estávamos conversando que queríamos muito ver neve, já que nunca havíamos visto antes e como ainda era outono (veja como o outono é lindo na Noruega aqui) não haveria neve nem tão cedo nas cidades por onde passaríamos. Sabendo disso, Johnny nos chamou para visitar Gaustatoppen com ele, já que ele queria conhecer o local e haveria grandes chances de estar nevando lá por cima de acordo com a previsão do tempo. Ficamos felicíssimos com o convite!

No dia 08/10/15 nós fomos de Stathelle para Rjukan, um trajeto que dura aproximadamente 2h e 30min. Porém no caminho nós demos uma paradinha na cidade de Heddal para ver a Stave Church da cidade. A Heddal Stavkirke é a maior igreja de madeira da Noruega. É realmente algo incrível de se ver! Como a grande maioria das igrejas norueguesas, existe um pequeno cemitério no jardim da igreja.

Heddal Stave Church

Heddal Stave Church Heddal Stave Church

Pena que não fomos na época em que se pode visitar por dentro. Ao contrário, fomos enquanto eles estavam fazendo reparos do lado de fora, o que nos limitou um pouco na hora de fazer fotos.

Depois da parada, seguimos viagem por um caminho lindo! Como já foi dito em outra publicação, o país fica muito belo com as cores do outono e era prazeroso ver as paisagens. Principalmente para nós que víamos tudo como uma novidade.

Chegamos na base de Gaustatoppen e estávamos com sorrisos de canto a canto. Além da ansiedade para ver neve pela primeira vez, estávamos nos divertindo com as curvas extremas que existem nas estradas norueguesas (principalmente em montanhas). Dá uma olhada no hyperlapse que fizemos desse momento.

Chegando lá em cima, ainda no estacionamento, já tinha neve! (♥) Eu e Rafa já ficamos bobinhos em sentir a neve e ver tudo branquinho. Olha a carinha de felicidade do Rafa, que tinha como um sonho ver neve!

Rafa feliz com neve

No estacionamento de Gaustatoppen No estacionamento de Gaustatoppen

Então fomos recebidos pelo guia logo na entrada da montanha. Ele era africano e falava um inglês com bastante sotaque, era bastante simpático e gostava de ficar fazendo gracinhas para os turistas se divertirem. Já havia um casal esperando para subir, então fomos nós três e o casal com o guia lá para cima. Primeiro pegamos um carrinho sobre trilhos que vai 800m para dentro da montanha, depois descemos desse, subimos algumas escadas e embarcamos no segundo “trenzinho” que sobe mais de 1000m!

O caminho dos trilhos

Depois que saímos do segundo elevador passamos no local onde compramos nossos tickets de estudante, já que tínhamos carteirinha, que nos custaram NOK 350 para cada, no total NOK 700 (aproximadamente R$ 350,00 na época). Pagamos em espécie, pois ficar usando o cartão na viagem não era vantagem pra gente, ainda mais com o dólar oscilando tanto pra pior como na época em que viajamos.

Quando saímos do longo corredor em direção ao lado de fora do topo, o ambiente era muito, muito claro. Levou alguns segundos até os olhos se acostumarem. Tinha neve e branco para todo lado. Sabe aquelas cenas de cinema que mostram o “céu” como um local todo branco sem começo nem fim? Pois é, parecia isso mesmo.

Gaustatoppen

Como é super óbvio, nós vimos absolutamente NADA de lá de cima. Não vimos nem 1/100000 da Noruega, rs. Mas como disse no começo do texto, nosso objetivo era ver neve e isso foi realizado! Ficamos felizes demais em ver a neve, ainda que não fosse muita (provavelmente tinha começado a nevar no dia anterior, várias pedras estavam ainda meio à mostra).

No topo de Gaustatoppen No topo de Gaustatoppen

Subimos umas escadinhas e encontramos uma casinha, o centro de apoio ao turista lá em cima. Entramos, o Johnny pediu um waffle (os noruegueses adoram waffles, e eu super entendo eles!) e eu e Rafa comemos os sanduíches que havíamos levado. Lá dentro haviam algumas mesas e um sofá para relaxar.

Apoio ao turista em Gaustatoppen

No centro de apoio ao turista no topo de Gaustatoppen

Depois de ter abastecido os corpos, saímos para aproveitar mais um pouco o local. O vento lá era consideravelmente forte e seco, de forma que era meio dolorido respirar ele. Ajudava colocar o cachecol na frente do nariz e boca.

Protegendo o rosto em Gaustatoppen

O Rafa aproveitou para realizar o sonho de fazer algumas bolinhas de neve e tivemos uma pequena guerra, hehe.

Fizemos mais algumas fotos, exploramos o local, e partimos apesar do Rafa querer ficar lá por horas e horas apreciando a neve e o frio.

Felizes da vida em Gaustatoppen

Na descida o Rafa aproveitou para comer um chocolate norueguês (o melhor que comemos até agora! saudades!) no meio da neve acumulada na mesa do estacionamento.

Gaustatoppen

E pra completar a aventura, na volta pra Stathelle o carro do Johnny deu um sustinho. Mas ele conseguiu resolver.

Na volta para casa após o Gaustatoppen

Amamos ver a neve pela primeira vez! Foi incrível! Agora a missão é voltar lá em um período que dê para ver 1/6 da Noruega. 😉