Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco – Como economizar #04

por Rafael Marcolino 22 Comments
Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco – Como economizar #04
iConta e Nubank: excelentes serviços financeiros sem taxas!

Opa, hora de economizar. Vamos falar desta vez de algo já existente no Brasil há alguns anos mas que muita gente ainda desconhece: a conta digital. 🙂
(E se tiver interesse em uma conta internacional, veja o final desse post!)

Se você tem conta corrente em algum banco e todo mês se chateia em ver parte do seu precioso dinheiro ir embora para pagar as taxas de manutenção/serviços da conta (entre outras despesas bancárias), anime-se, pois aqui mostraremos a solução. 😉

Quem é da época em que o uso de cartões de crédito/débito e consultas online não eram tão frequentes quanto hoje, já deve ter passado por situações nas quais precisou fazer mais saques do que o seu pacote cobria (e aí ter que pagar pelos saques excedentes) ou talvez precisou em uma mesma semana tirar mais de um extrato e ter que pagar por isso já que o banco só liberava um extrato gratuito por semana. Era a vida, precisava se cuidar para não ficar pagando extras ao banco, e embora a tecnologia esteja muito mais presente na atualidade, muitos acabam por continuar a pagar alguns extras ao seu banco. Mas este não é o principal ponto que quero mostrar, meu intuito nesta publicação é chamar a atenção para os dois custos realmente consideráveis, o custo de manutenção da conta e o custo das transferências nacionais. (Pois para as internacionais a melhor opção é esta aqui)
Talvez você nem faça transferência ou nem se importe em saber quanto paga ao seu banco para ter a conta ativa, mas a seguinte coisa você deve saber: ter uma conta digital fará com que você não tenha que pagar nada para mantê-la ativa, para fazer transferências ou por algum serviço excedente como saques e extratos.

E atenção, estamos falando de contas digitais, não confundam com bancos digitais. Se você ainda não confia nos novos bancos que tem aparecido, com propostas mais modernas, não se preocupe porque aqui vamos falar sobre ter contas em bancos tradicionais como Itaú, Banco do Brasil e Bradesco, e ainda assim não precisar pagar por elas.
*Atualização (Abril/2017): Em 2016 o BB já havia descontinuado a sua conta digital, em março de 2017 foi a vez do Bradesco e agora no mês seguinte o Itaú também suspendeu a abertura de novas contas digitais, entretanto, para quem já possuía as contas abertas o serviço continuará como antes. Contudo, ainda existem outras opções no mercado atual, conforme ainda falaremos aqui.

Quando surgiu a conta digital?

Desde 2011 entrou em vigor uma medida do Conselho Monetário Nacional que torna possível os bancos oferecerem uma conta movimentada apenas por meios eletrônicos e que por consequência disso não possui custos, ou seja, se você é do tipo que utiliza sua conta apenas por meio dos caixas eletrônicos, celulares e computadores, saiba que desde 2011 você não precisaria estar pagando por diversas taxas.
Nem farei as contas porque acho que é bem perceptível o quanto poderia ser economizado nestes mais de 5 anos, não é mesmo? Se você é um casal, assim como nós, não esqueça de multiplicar a conta por dois! ><
E pra não desanimar nem vou mencionar que a economia gerada poderia ser suficiente para fazer uma bela viagem.

Não é de se espantar que muitos ainda não saibam sobre as contas digitais pois simplesmente não há propaganda sobre isso e é muito fácil entender o porquê.
Se o banco pode te oferecer um produto tanto por X reais quanto de graça, qual você acha que ele vai querer te mostrar?

Nossa experiência com contas digitais

Nós do Mundo à Frente possuíamos contas universitárias no Santander e cada um pagava uma taxa de manutenção/serviços bem baixa, a qual se não me engano era R$4,90. Só que em 2015 esta taxa foi para R$6,40 e isso já causou um certo desconforto em ter que ver, ainda que pouco, mais um dinheirinho indo embora todo mês. Não é ser miserável, mas o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo” é uma verdade (os bancos que o digam), e é assim economizando um pouquinho aqui e ali que às vezes tornamos possível alcançar algum objetivo.
Este pequeno aumento fez com que um tempo depois eu (Rafael) pensasse: “Peraí, será que não tem como ter uma conta corrente e não precisar pagar por ela? Até porque agora ainda estamos como universitários, mas e depois isso vai pra quanto?”.
Também com a minha aproximação aos investimentos e as consequentes transferências bancárias e seus possíveis custos, fiz uma rápida pesquisa e facilmente descobri sobre as contas digitais, e nisso já estávamos começando 2016! Sim, eu que costumo buscar as melhores opções para cortar/diminuir custos levei 5 anos para saber disso.

Para quem é a conta digital?

Bom, talvez assim como nós tínhamos, você também tenha uma conta universitária e pague uma taxa de serviço abaixo dos 10 reais mensais e nem tenha o costume de fazer transferências nacionais, ou talvez você nem seja estudante mas mesmo assim conseguiu negociar um valor entre 10 e 20 reais de manutenção e estes são valores que não fazem diferença para você. Talvez todo mês você pague 25 reais, 50 reais ou mais, afinal, é normal quando se tem uma conta corrente, não é mesmo? Não! Não precisam ficar acostumados com estes custos.

Vamos ser mais diretos agora. Dificilmente alguém aqui gosta de perder tempo em filas de banco ou lotéricas, não é? Principalmente o pessoal que nos acompanha porque gosta de viajar e sabe que isso não é algo que podemos escolher, então nós não preferimos o modo digital simplesmente pela praticidade e segurança, mas sim porque nós também somos obrigados a fazer tudo pelos meios eletrônicos pois ninguém em uma cidade desconhecida ou em outro país vai ficar correndo atrás de agências dos nossos bancos que podem nem existir no local. Tudo vai ser feito usando a internet, seja no computador pessoal ou no celular.

E bom, se você é assim por opção ou não, você provavelmente não possui motivos para manter uma conta “normal”, migre logo para uma conta digital e seja feliz onde quer que esteja.

Se és um viajante, ter a conta digital é a melhor opção. Basta ter internet que irás conseguir fazer os pagamentos, transferências e consultas de saldo/extrato.
Se és um investidor, ter a conta digital continua sendo a melhor opção. Custo zero para transferências nacionais, seja TED ou DOC.
Se és apenas um usuário que está sempre perto das agências e que mesmo assim não precisa fazer uso dos vários serviços que o banco oferece, ter a conta digital também é a melhor opção. Você vai economizar de qualquer forma ao não precisar pagar as taxas de manutenção da conta.

Onde conseguir uma conta digital

Um detalhe, mesmo sendo uma realidade há cinco anos, infelizmente não são todos os bancos que oferecem essa opção. Eu tinha minha conta no Santander há 10 anos e queria continuar a ser cliente do banco, só que foi impossível por eles não disponibilizarem a conta digital. Uns meses antes nós já havíamos cancelado nossos cartões no Santander porque diferente do Nubank (comentamos sobre ele aqui), a anuidade do Santander possuía uma falsa gratuidade já que a isenção estava atribuída ao uso do cartão pelo menos uma vez no mês. Diante disso, resolvemos ficar apenas com os nossos roxinhos. <3
Bom, depois dos cartões estarem suspensos, encerrar a conta foi só mais um passo para dar fim ao relacionamento com o Santander. Flw vlw.

O que nos restou então? Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.
Acabamos optando pelo Itaú, que oferece a iConta, e desde então tudo continuou como era na época quando tínhamos o Santander, só que melhor!
Melhor porque não precisamos nos preocupar com a quantidade de saques que fazemos, não temos que pagar por tirar um segundo extrato na mesma semana e não pagamos absolutamente nada por fazer uma transferência nacional, seja DOC ou TED e independente do banco destino. Ah, e claro, não descontam nada para que tenhamos esta conta. 😀

*Atualização (Abril/2017): Em 2016 o BB já havia descontinuado a sua conta digital, em março de 2017 foi a vez do Bradesco e agora no mês seguinte o Itaú também suspendeu a abertura de novas contas digitais, entretanto, para quem já possuía as contas abertas o serviço continuará como antes.
Diante disso, no momento não há nenhum grande banco no Brasil que continue a oferecer a modalidade de conta digital, mas um banco que tem atraído cada vez mais clientes e muitos comentários positivos é o Banco Inter (este é o Banco Intermedium, porém com novo nome), o qual deve ser a melhor opção para quem ainda não possui uma conta digital e está em busca de uma.

Finalizando…

Se você está querendo parar de perder dinheiro com o banco, abra sua conta digital. 🙂
O que você tem que ter em mente é que se você quiser resolver algo direto nos balcões da agência, aí sim podem querer cobrar alguma taxa (afinal a modalidade da conta é digital), mas se você é assim como eu e Gabi, que em todos estes anos sempre resolveu as coisas pelo internet banking ou telefone, fica tranquilo e vá de conta digital.

Obs.: Aqui tentamos não criar publicações longas porque sabemos que nem todos podem ter tempo ou paciência para ler tudo, mas para os que ainda querem ler mais sobre o assunto indicamos este post do Clube do Valor.

Bônus triplo!!!

1 – Os bancos dificilmente oferecem cartão de crédito sem anuidade de verdade, para suprir isso recomendamos que tenha o seu Nubank, assim, sem custo algum você terá sua conta corrente e um ótimo cartão de crédito!

2 – Não esqueça que a conta digital só tem isenção para as transferências NACIONAIS, então se for querer enviar dinheiro para o exterior (ou receber), fuja dos bancos mesmo que você tenha conta digital. Para economizar nesta questão escolha a Remessa Online (nossa grande recomendação) ou o TransferWise.

3 – Que tal ter uma espécie de conta digital no exterior só que ainda melhor do que as que encontramos no Brasil? E você pode abrir essa conta mesmo sendo turista. 😀
Para saber onde e como conseguir essa conta é só clicar aqui.

Obs.: Se você ainda está no Brasil e quer uma conta internacional pra ontem, envie uma mensagem para contato@mundoafrente.com e peça por mais informações sobre como conseguir abrir uma conta à distância e de forma totalmente online e gratuita. A única exigência é ter um endereço na zona Euro (pode ser de um amigo) onde possa receber o cartão da conta e falar inglês ou espanhol. (ainda estamos desenvolvendo o post sobre isso)

Publicações da série:
Como economizar #00 – Dicas e soluções financeiras
Como economizar #01 – Cartão de crédito
Como economizar #02 – Nubank
Como economizar #03 – TransferWise: O Uber das transferências internacionais
Como economizar #04 – Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco (esta publicação)
Como economizar #05 – Abrindo conta bancária em Portugal
Como economizar #06 – Dubbi: a rede social brasileira de viajantes
Como economizar #07 – Remessa Online e o tchau para o TransferWise

Comentários

comentários

Comments ( 22 )

  1. Bárbara Liana
    Vocês já usaram o Transferwise? Como foi a experiência?
    • Rafael Marcolino
      Sim, Bárbara, inclusive já fizemos um post sobre isso (este aqui). Com certeza é a melhor opção, e caso você ainda não tenha conta no TransferWise, aproveite o link convite na nossa publicação para já começar economizando ainda mais ao ter um desconto (ou isenção total, dependendo do valor) na sua primeira transferência. ;)
  2. Anansa
    Primeiro, parabéns pelo artigo, não é ótimo, é excelente. Gostaria de saber quando que sai o artigo sobre conta digital no exterior? Estou indo pra Lisboa em fevereiro, me sugeriram o Activo Bank, o que acharam desse banco em Portugal, vcs me sugeririam outro?
    • Rafael Marcolino
      Muito obrigado! :D Não temos data ainda pra divulgar tal artigo, mas enviamos para o seu e-mail uma parte que já foi escrita e que já é basicamente um resumo das vantagens do banco que é exatamente este que você disse, o Activo Bank. É de fato o melhor banco, possui várias vantagens e tem custo zero! E como estamos trabalhando diretamente com o banco, também podemos ajudar quem quiser abrir a conta. ;)
  3. Geovana
    Oi, eu estou fazendo um intercambio para portugal no inicio de 2017 por seis meses e gostaria de saber qual banco voces indicam abrir uma conta, pode até ser a digital se for mais facil de mexer?
    • Rafael Marcolino
      Geovana, temos a dica perfeita para você. Pode conferir o seu e-mail que te respondi lá com a melhor indicação possível e com as vantagens deste banco do qual iremos falar na nossa próxima postagem de dicas. Ele tem tudo o que um banco digital oferece, só que é ainda melhor e possui o melhor app bancário da Europa. ;)
  4. maicon
    Olá, blz! Estou a bastante tempo pensando em investir no tesouro direto e ter uma conta digital é o mais indicado para o meu caso. Minha dúvida é o seguinte: Já possuo conta corrente no Itaú a pelo menos uns 6 anos, dá qual é depositado o meu salário pela empresa que trabalho nessa conta e também possuo cartão de crédito nessa conta(no caso é um cartão múltiplo, débito/crédito). Enfim, se eu migrar para a iConta continuarei recebimento meu salário nela normalmente? E meu cartão de crédito que tenho, continuo com ele ou perderei? Desde já agradeço!
    • Rafael Marcolino
      Oi, Maicon. :) Para confirmar essas informações é melhor consultar o próprio banco, mas creio que é possível sim pois você faria apenas uma troca da modalidade de conta. Quanto ao cartão, você já deve reconhecer o Nubank, ele seria a minha recomendação por não ter custo e ser tranquilo de conseguir aumento de limite. Antes de migrar pra conta digital eu era cliente do Santander há 10 anos e possuía um bom limite no cartão, mas tal limite foi superado pelo Nubank em poucos meses (e foram apenas duas vezes que solicitei aumento do limite).
  5. Wayne
    Boa noite, Gostaria de saber os detalhes de como abrir essa conta digital em Portugal, já estou por aqui. Abs
    • Rafael Marcolino
      Oi, Wayne. Mandamos e-mail para você. Esperamos que ainda nessa semana você já esteja usufruindo da sua nova conta. :D
  6. Pedro
    Oi Rafael, estava pesquisando sobre bancos portugueses e cheguei até vocês! Estou morando em Portugal e preciso abrir uma conta, estava lendo sobre o ActivoBank e me parece uma boa opção! Pode me enviar o email com informações? Abraços!
    • Gabriela Olem
      Olá Pedro!! O Rafael vai te enviar um email ok? :) Abraços!
  7. Robson
    Olá pessoal, a conta que é aberta no activobank (indicado por vocês) é a mesma tanto para cidadão português (dupla nacionalidade) e estrangeiro? E é possível abrir a conta ainda no brasil ou apenas pessoalmente em Portugal? Abraços
    • Rafael Marcolino
      Oi, Robson. Sim, são as mesmas contas. O Activo possui só um tipo de conta, independente da idade, tipo de movimentação ou valores mantidos na conta, todos tem os mesmos direitos, serviço excelente com custo zero! Mas precisa estar em Portugal para abrir a conta mesmo. O processo é rápido e simples, na mesma semana em que chegar aqui você já pode estar com a conta aberta e com os cartões em mãos. Qualquer outra dúvida é só mandar e-mail para rafaelmarcolino@associado.activobank.pt
  8. Joselli
    Qual o banco que vcs usam? Bj
    • Gabriela Olem
      Oi Joselli, no Brasil nós usamos a conta digital do Itaú e aqui em Portugal temos conta no ActivoBank (podemos inclusive ajudar na abertura da conta neste banco maravilhoso).
  9. Brenda
    Olá, existe também a conta digital do Banco Inter, que é completamente digital e gratuita. Sem nenhuma taxa de manutenção e sem anuidade no cartão de crédito. É uma ótima conta
    • Rafael Marcolino
      Nós comentamos rapidamente sobre esse banco, Brenda. Está no final da parte onde falo "Onde conseguir uma conta digital". ;)
  10. Dineide Dias
    Eu tenho a superdigital do Santander. É a mesmo que você se refere?
    • Rafael Marcolino
      Olá, não a conhecia até agora. Pelo o que pesquisei vejo que a Superdigital é similar ao que foi dito no post, e inclusive com algumas funcionalidades extras, mas o que não achei interessante é ela ter uma proposta tão digital enquanto aplica diversos custos, visto que um dos pontos fortes da "digitalização" seria a diminuição de custos para o cliente.
  11. Ric
    Olá Rafael..blz? Estou indo pra Pt em Agosto/18..dúvidas: abrir conta no Millenium aqui em SP e levar euro em espécie pra depositar em Pt e evitar o IOF dos cartões prepagos ou esperar chegar em Pt e abrir no Activo?
    • Rafael Marcolino
      Opa, beleza! Bom, abrindo no Millennium você ainda terá que solicitar o cancelamento do NIF provisório quando chegar em Portugal (o que leva uns dois, três dias), para só então poder ter o NIF definitivo e conseguir usá-lo para outras situações no país, mas é algo que você precisa decidir se vale a pena ou não. O que posso te orientar com certeza é na questão da conversão do Euro, traga apenas um montante mínimo para seus primeiros dias (e o cartão de crédito para alguma emergência), pois assim que você tiver sua conta no Activo será só questão de transferir os valores pelo TransferWise ou Remessa Online (http://mundoafrente.com/2016/06/01/transferwise-o-uber-das-transferencias-internacionais-como-economizar/). ;)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>