Como digitalizar documentos com qualidade sem scanner #Dica rápida 01

por Gabriela Olem 1 Comment
Como digitalizar documentos com qualidade sem scanner #Dica rápida 01

Olá, você! É ideal sempre digitalizar documentos/cartões/papéis importantes e tê-los em um local seguro na internet, principalmente se você está viajando.

Às vezes você precisa enviar uma foto em boa qualidade de uma certidão sua para alguém, mas não tem scanner.

E aí, fica preocupado porque vai ter de achar alguém ou algum lugar que tenha uma máquina digitalizadora para resolver isso? Bem, não precisa mais (no melhor estilo “seus problemas acabaram!” das propagandas da Polishop, hehe). Vou te apresentar abaixo um aplicativo para smartphone que vai te ajudar e muito!

Office Lens! Este aplicativo da Microsoft, que surgiu primeiramente para Windows Phone, usa a câmera do seu celular aliada a uma tecnologia ninja para transformar fotos de documentos, cartões de visita e até de quadros brancos em imagens praticamente escaneadas, com bastante contraste, boa iluminação, sem deformações por causa da câmera e ainda consegue deixá-las nos formatos JPEGPDF e arquivos editáveis Word e Powerpoint! Os arquivos digitais ficarão salvos automaticamente no seu celular, no Onenote (se você tiver) e no Onedrive (se estiver conectado), para que você consiga acessar os documentos por qualquer dispositivo. E salvar automaticamente na internet é altamente recomendado! Nossos documentos estão todos em formato pdf na minha conta do Onedrive, (foto abaixo) ou seja, temos uma cópia digital que nunca será perdida.

Como funciona?

Basta abrir o aplicativo, escolher o modo que mais se adequa ao que você está fotografando (foto, cartão de visita, quadro ou documento) e você já vai começar a ver ele reconhecendo a forma do documento que você quer digitalizar. Procure não fazer sombras em cima do que está sendo fotografado, para que a qualidade fique maior. Pode fazer a foto meio torta mesmo que o aplicativo é bem esperto e vai alinhar o arquivo perfeitamente (na maioria das vezes).

É possível também…

  • Escolher uma foto da galeria para fazer a digitalização
  • Fazer um só documento pdf com várias imagens digitalizadas pelo aplicativo, basta clicar no balãozinho de diálogo com um + após fazer uma digitalização. Isso é muito útil para, por exemplo, fazer frente e verso de documentos e as imagens ficarem em apenas um pdf

Ele vai transformar a imagem da esquerda na imagem da direita. E fica assim mesmo! 🙂

Dá uma olhada nesse vídeo para entender melhor (está em inglês, mas dá para entender só assistindo as imagens):

Como baixar?

É um aplicativo gratuito, rápido, muito fácil e para todos os principais sistemas operacionais. 😉

Se você usa Android, tem na Play Store. Se usa iPhone, tem na Appstore. E se for da resistência usa Windows Phone, tem na Loja do Windows Phone.

É um aplicativo muito intuitivo e fácil de usar. Vai facilitar muito a sua vida, assim como facilitou a nossa. 😉

Grande abraço!

Comentários

comentários

Comment ( 1 )

  1. ReplyEMERSON
    Gostei muito e vou usar. Ótima dica de aplicativo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>