Outono na Noruega {fotos e fatos}

por Gabriela Olem 3 Comments
Outono na Noruega {fotos e fatos}

Viajamos para a Noruega na estação do outono (fomos dia 23/09 e voltamos dia 20/10) e estávamos ansiosos pelo que poderíamos ver. Apesar de alguns amigos noruegueses dizerem que o país fica mais bonito/legal no verão (acreditamos que fica lindo de qualquer jeito ♥), para nós era muito mais interessante ver o outono ou o inverno, já que moramos nossa vida toda no Brasil e por aqui basicamente só temos duas estações: verão e inverno chuvoso. Nunca tivemos folhas amareladas ou marrons caindo no outono e ter neve por aqui é realmente algo muito raro e muito específico de alguns lugares no sul.

Pesquisamos sobre como é o outono na Noruega antes de ir (é claro!) e ficamos meio amedrontados – a estação é considerada um período de muita chuva. Isso poderia atrapalhar muito nossos planos de passeios. Mas estávamos obstinados a aproveitar de qualquer maneira, com chuva ou não.

Começo do outono em Oslo - folhas ao chão

Começo do outono em Oslo – folhas ao chão

Para nossa sorte, dias antes de irmos para lá, um de nossos amigos que mora lá disse que esse ano o verão estava demorando mais de ir embora. Ainda havia muitas folhas verdes por lá. E ele concluiu dizendo que iriamos ver a paisagem mudar bastante no período que iriamos ficar por lá (aproximadamente 1 mês). E foi assim mesmo!

Assim que chegamos, pegamos dois dias bastante nublados, com chuviscos de vez em quando. A temperatura estava em torno de 15ºC. As árvores estava bem balanceadas entre o verde e algumas meio amarronzadas.

Outono na Noruega Outono na Noruega Outono na Noruega

No primeiro dia nós já conseguimos colher blueberries direto do pé num bosque próximo da casa de nossa amiga Karina (amamos frutas vermelhas, foi maravilhoso!). Tivemos sorte de ir na temporada das blueberries, e aproveitamos sempre que víamos a frutinha para pegar mais algumas – o que nos rendeu dedos, boca, língua e dentes roxos. As melhores blueberries que comemos estavam mais ao norte de Oslo, na cidade de Raufoss (que comparado ao tamanho do país, nem é tão norte assim) e foi durante um hiking que fizemos na montanha da cidade.

Outono na NoruegaOutono na Noruega Outono na Noruega

Até conseguimos ter a sorte de em outro hiking já no fim da viagem encontrar uma framboesa na natureza que estava deliciosa! E também amora preta no Folkemuseum.

Outono na Noruega Outono na Noruega

Voltando a falar das árvores, nós vimos acontecer a transição do verde para o amarelo/vermelho/marrom. Foi espetacular! As paisagens ficam muito mais encantadoras e coloridas assim. A temperatura ficou entre 10 e 15ºC na primeira semana em que estivemos, que foi basicamente na região de Oslo. Depois fomos para Raufoss, como eu disse, um pouco mais ao norte, e a temperatura não passou de 10ºC. Basicamente, o resto da viagem toda foi assim, entre 5 e 8ºC.

Ah, e lembra que nas nossas pesquisas deu que seria um período chuvoso? Pois é, tivemos muita sorte e pegamos pouquíssima chuva! Alguns dias nublados e às vezes uns chuviscos mas foram muito mais dias de sol! Ficamos tão felizes! E nessa época do ano (setembro a outubro) o sol lá só subia até uma certa altura do céu (aproximadamente uns 45º) e permanecia assim até se pôr (aproximadamente às 19h assim que chegamos e foi diminuindo aos poucos). Ou seja, não tinha “sol de meio-dia” não, era sempre aquele sol “frio”, que não te queima, bem agradável e aconchegante.

Além disso, o pôr-do-sol lá dura mais de 1 hora fácil, diferente de onde saímos (João Pessoa – Paraíba), que em 5 ou 10 minutos o sol fica laranjão e some do horizonte. E esse pôr do sol é ótimo para nós fotógrafos – imagina ter 1 hora de golden hour, fotógrafos nordestinos? É um sonho!

Outono na Noruega

Uma das coisas que nos surpreendeu foi ter passado praticamente dois dias em Bergen, a cidade mais chuvosa da Europa segundo o Google, e não ter pego nenhuma gota de chuva! Foram dois dias de sol por lá.

Outono na Noruega

Bergen

Outono na Noruega  Outono na Noruega

As paisagens a cada dia por lá iam ficando mais e mais encantadoras, com muitas formas e cores, e pegar a estrada por lá é prazeroso, até tira o fôlego! A viagem de trem para Bergen foi um desses momentos. São aproximadamente 7h de viagem entre Oslo e Bergen que passaram voando! As primeiras três horas foram de muita névoa no caminho. Ficamos meio tristes porque as pessoas haviam falado que esse percurso é um dos mais bonitos que se pode fazer de trem.

Outono na Noruega

Outono na Noruega

E depois de muita névoa o tempo abriu entendemos o que as pessoas queriam dizer. Foram horas grudados no vidro das janelas, olhando abobalhados para aquela natureza estonteante. O trem ia subindo cada vez mais, ficando mais próximo das neves das montanhas. Em certo momento, estávamos lá, no meio da neve, com riachos de águas cristalinas e azuis, algumas ovelhinhas e um monte de árvores de folhas douradas reluzindo a luz do sol. Tínhamos que lembrar de respirar às vezes porque era de tirar o fôlego.

Ter ido no outono para lá foi definitivamente uma ótima escolha para nós. Apesar de que fomos nessa época por causa de um festival de música. Mas foi ótimo de qualquer maneira. Em uma palavra: inesquecível!

Outono na Noruega

Comentários

comentários

Comments ( 3 )

  1. Culinária da Noruega {fotos e fatos} – Mundo à Frente
    […] no fim da época das blueberries mas ainda haviam muitas! Falamos sobre essa frutinha no post do outono. É possível pegar do pé e já comer direto ou levar para casa para fazer suco ou fazer alguma […]
  2. ReplyGuia de Viagem
    Oi. Acabei de encontrar essa página pelo google e minha dúvida é se ainda está em funcionamento, pois não consegui achar algumas informações. Parabéns pelo trabalho. Aguardo retorno. Além disso, gostaria de te perguntar se você dá permissão a inclusão do seu texto no nosso site Guia Passagens iremos incluir seus créditos.
    • ReplyGabriela Olem
      Olá! O nosso blog ainda está ativo, nós é que estamos a um tempo sem atualizar, por isso a demora em ver seu comentário. Você ainda está ativo? Entrei no seu site e a última postagem faz algum tempo, além da página no facebook não funcionar mais. Aguardo. ;)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>