TransferWise: O Uber das transferências internacionais – Como economizar #03
Olá! Vai precisar de moeda estrangeira e só tem Real? Pois nesse post temos uma ótima dica para quem viaja ou precisa enviar dinheiro para o exterior. Conheçam agora o TransferWise! 😀
Esta publicação foi compartilhada inicialmente no Dubbi, uma rede social brasileira composta por viajantes.
(E em novembro de 2018 ela foi atualizada com algumas informações importantes)
No mês de maio/2016 eu (Rafael), que já era usuário do Dubbi e compartilhava algumas dicas com outros viajantes, fui convidado a escrever para o blog deles e escolhi escrever primeiramente sobre um tema que nem havíamos mencionado aqui ainda.
Quer saber mais sobre o que é e como você economizará dinheiro e também tempo? Então continue a leitura. 😉
Atualização (novembro/2018): Atualmente existe uma empresa que conseguiu desbancar o TransferWise em praticamente todas as situações, para mais informações, veja esta publicação.
Em abril de 2016 o TransferWise, o qual já operava há vários anos no mundo, finalmente tornou possível a utilização do Real para mandar dinheiro para fora do Brasil. Até então isso era só um sonho, visto que aqui no Brasil só podíamos receber em Real, e não enviar.
Qual era a situação de uma forma geral?
Por muito tempo fomos obrigados a amargar com 3 pontos encarecedores quando queremos fazer envio de dinheiro para outro país. O primeiro deles é com a taxa de câmbio própria dos bancos e agências, que são claramente acima das taxas reais, justamente para lucrarem ainda mais em cima de nós. Além disso temos o ponto 2, que são as taxas extras para fazerem estas transferências, e pra finalizar, ainda tínhamos o IOF… Ou seja, no fim das contas acabamos por pagar um valor um tanto injusto.
Com essa novidade do uso do Real, eles chegaram para quebrar essas “regras”, utilizando a taxa real do câmbio, tendo uma taxa de transferência mais atrativa e sem a implicância do IOF! Isso mesmo, e tudo era de forma legal. 😉
Mas em agosto de 2016 o TransferWise passou a ser obrigado a cobrar IOF em todas as operações.
Mesmo assim, por conta de oferecer um menor custo para as transações, muitos usuários o chamaram de Uber ou low cost das transferências internacionais. 🙂
E como é feita a transferência pelo Transferwise?
Após realizar o cadastro, para fazer a transferência completa você só precisa seguir estes 5 passos:
1) Informar o valor que deseja pagar;
2) Informar os seus dados básicos (nome completo, CPF, endereço);
3) Informar o nome do beneficiário e código IBAN (um formato internacional de número de conta bancária, o qual através dele o sistema já reconhece qual será o banco, agência, número da conta… Sim, pensa em um negócio prático!). Caso você não saiba o código, basta informar o e-mail do beneficiário para que ele responda.
4) Confirmar os dados que o sistema irá mostrar.
5) Pegar o boleto gerado pela TransferWise e pagar. Esse boleto é pagável em qualquer lotérica ou internet banking de qualquer banco brasileiro.
E é só isso! Depois de 2 dias úteis (normalmente) o dinheiro chegará na conta destino.
Se antes você levava 5 minutos só para se arrumar e sair de casa em busca de uma casa de câmbio, agora em 5 minutos você terá feito todo o processo no conforto de casa e ainda economizará muito mais grana!
Minha experiência pessoal com o Transferwise
Segue abaixo a minha experiência pessoal.
No sábado do dia 04/06/2016 fiz um teste e emiti um boleto de R$2.500,00 com o euro em torno de R$4,01, o que daria uma transferência de 623 euros e alguns centavos prevista para ser creditada até a sexta-feira (10/06/2016).
Em seguida paguei o boleto através do internet banking e fiquei maravilhado com a praticidade do negócio. É algo inacreditável você conseguir fazer isso tudo de forma tão rápida e ainda sabendo que pagou o melhor preço possível.
Só que ainda houve mais uma felicidade para mim, nos 3 dias úteis seguintes o euro baixou muito e por causa disso eu ganhei um extra de mais de 15 euros! :O
Apesar de ter feito o pagamento no sábado, só na segunda-feira (que era o próximo dia útil) o valor foi de fato pago, sendo que na terça-feira recebo da TransferWise a confirmação de pagamento do boleto e já na quarta-feira (dois dias antes do previsto) a conta destino recebeu não os 623 euros, mas sim 639,63 euros!
Importante: mesmo tendo tido uma boa experiência, alguns conhecidos já tiveram problemas com eles e passaram a utilizar apenas a empresa concorrente que atualmente também recomendamos e sobre a qual já falamos neste post.
Quando usar o Transferwise?
Aqui já ficam algumas dicas sobre quando você pode usar esse serviço:
- Atualmente com a existência da Remessa Online e o nosso cupom “descontoafrente“, o TransferWise torna-se vantajoso apenas para transferências de pequenos valores, quando não envolvem mais do que uns 1.100, 1.300 reais.
- O uso mais comum destes serviços é para quem vai fazer uma viagem internacional ou se mudar para outro país. Se você não tiver conta bancária no exterior para onde enviar o dinheiro por meio do TransferWise, você pode pedir para algum amigo ou familiar que more no local para receber por você.
Obs.: Se você ainda está no Brasil e não tem uma conta internacional, envie uma mensagem para contato@mundoafrente.com e peça por mais informações sobre como conseguir abrir uma conta à distância e de forma totalmente online e gratuita. A única exigência é ter um endereço na zona Euro (pode ser de um amigo) onde possa receber o cartão da conta. - Se você for fazer intercâmbio ou possui algum filho fazendo intercâmbio, poderá também economizar uma boa quantia com isso. Como? É só você enviar os valores para a própria família hospedeira ou para uma conta sua, do seu filho ou amigos.
- Se você precisa pagar por serviços para pessoas físicas. O TransferWise pode ser uma grande salvação para quem precisa enviar milhares de euros ou dólares. Imagina se tivesse que comprar esse valor todo com uma casa de câmbio ou fazer o envio por PayPal ou outros métodos já conhecidos e ter que arcar com a significativa diferença cambial que estas operadoras cobram?
Apenas é preciso estar atendo que só é possível mesmo fazer transferências para pessoas físicas, se você precisa fazer envios para pessoa jurídica, leia o nosso post sobre a Remessa Online.
Não há dúvidas que no mercado atual o TransferWise e a Remessa Online (lembre-se de aproveitar o cupom “descontoafrente“) são as melhores alternativas para economizar, ou podemos dizer, pagar o preço justo! 😉
Onde devo me cadastrar para usar o Transferwise?
Clique AQUI para fazer o seu cadastro e começar a economizar. 😀
Obs.: O link para cadastro mencionado nesta publicação é um link convite ligado ao nosso perfil. Se você se cadastrar através dele estará ajudando o Mundo à Frente e ficaremos muito gratos por isso. 😉
Obs. 2: Se você ainda está no Brasil e não tem uma conta internacional, envie uma mensagem para contato@mundoafrente.com e peça por mais informações sobre como conseguir abrir uma conta à distância e de forma totalmente online e gratuita. A única exigência é ter um endereço na zona Euro (pode ser de um amigo) onde possa receber o cartão da conta.
Veja também nossas outras dicas e descontos clicando aqui.
Boas economias! 😉
Publicações da série:
Como economizar #00 – Dicas e soluções financeiras
Como economizar #01 – Cartão de crédito
Como economizar #02 – Nubank
Como economizar #03 – TransferWise: O Uber das transferências internacionais (esta publicação)
Como economizar #04 – Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco
Como economizar #05 – Abrindo conta bancária em Portugal
Como economizar #06 – Dubbi: a rede social brasileira de viajantes
Como economizar #07 – Remessa Online e o tchau para o TransferWise
Comments ( 7 )