TransferWise: O Uber das transferências internacionais – Como economizar #03

Olá! Vai precisar de moeda estrangeira e só tem Real? Pois nesse post temos uma ótima dica para quem viaja ou precisa enviar dinheiro para o exterior. Conheçam agora o TransferWise! 😀

Janela de boas vindas do TransferWise

Esta publicação foi compartilhada inicialmente no Dubbi, uma rede social brasileira composta por viajantes.
(E em novembro de 2018 ela foi atualizada com algumas informações importantes)

No mês de maio/2016 eu (Rafael), que já era usuário do Dubbi e compartilhava algumas dicas com outros viajantes, fui convidado a escrever para o blog deles e escolhi escrever primeiramente sobre um tema que nem havíamos mencionado aqui ainda.

Quer saber mais sobre o que é e como você economizará dinheiro e também tempo? Então continue a leitura. 😉

Atualização (novembro/2018): Atualmente existe uma empresa que conseguiu desbancar o TransferWise em praticamente todas as situações, para mais informações, veja esta publicação.

Em abril de 2016 o TransferWise, o qual já operava há vários anos no mundo, finalmente tornou possível a utilização do Real para mandar dinheiro para fora do Brasil. Até então isso era só um sonho, visto que aqui no Brasil só podíamos receber em Real, e não enviar.

Qual era a situação de uma forma geral?

Por muito tempo fomos obrigados a amargar com 3 pontos encarecedores quando queremos fazer envio de dinheiro para outro país. O primeiro deles é com a taxa de câmbio própria dos bancos e agências, que são claramente acima das taxas reais, justamente para lucrarem ainda mais em cima de nós. Além disso temos o ponto 2, que são as taxas extras para fazerem estas transferências, e pra finalizar, ainda tínhamos o IOF… Ou seja, no fim das contas acabamos por pagar um valor um tanto injusto.

Com essa novidade do uso do Real, eles chegaram para quebrar essas “regras”, utilizando a taxa real do câmbio, tendo uma taxa de transferência mais atrativa e sem a implicância do IOF! Isso mesmo, e tudo era de forma legal. 😉
Mas em agosto de 2016 o TransferWise passou a ser obrigado a cobrar IOF em todas as operações.

Mesmo assim, por conta de oferecer um menor custo para as transações, muitos usuários o chamaram de Uber ou low cost das transferências internacionais. 🙂

E como é feita a transferência pelo Transferwise?

Após realizar o cadastro, para fazer a transferência completa você só precisa seguir estes 5 passos:

1) Informar o valor que deseja pagar;
2) Informar os seus dados básicos (nome completo, CPF, endereço);
3) Informar o nome do beneficiário e código IBAN (um formato internacional de número de conta bancária, o qual através dele o sistema já reconhece qual será o banco, agência, número da conta… Sim, pensa em um negócio prático!). Caso você não saiba o código, basta informar o e-mail do beneficiário para que ele responda.
4) Confirmar os dados que o sistema irá mostrar.
5) Pegar o boleto gerado pela TransferWise e pagar. Esse boleto é pagável em qualquer lotérica ou internet banking de qualquer banco brasileiro.

E é só isso! Depois de 2 dias úteis (normalmente) o dinheiro chegará na conta destino.
Se antes você levava 5 minutos só para se arrumar e sair de casa em busca de uma casa de câmbio, agora em 5 minutos você terá feito todo o processo no conforto de casa e ainda economizará muito mais grana!

Minha experiência pessoal com o Transferwise

Segue abaixo a minha experiência pessoal.
No sábado do dia 04/06/2016 fiz um teste e emiti um boleto de R$2.500,00 com o euro em torno de R$4,01, o que daria uma transferência de 623 euros e alguns centavos prevista para ser creditada até a sexta-feira (10/06/2016).
Em seguida paguei o boleto através do internet banking e fiquei maravilhado com a praticidade do negócio. É algo inacreditável você conseguir fazer isso tudo de forma tão rápida e ainda sabendo que pagou o melhor preço possível.

Só que ainda houve mais uma felicidade para mim, nos 3 dias úteis seguintes o euro baixou muito e por causa disso eu ganhei um extra de mais de 15 euros! :O
Apesar de ter feito o pagamento no sábado, só na segunda-feira (que era o próximo dia útil) o valor foi de fato pago, sendo que na terça-feira recebo da TransferWise a confirmação de pagamento do boleto e já na quarta-feira (dois dias antes do previsto) a conta destino recebeu não os 623 euros, mas sim 639,63 euros!

Importante: mesmo tendo tido uma boa experiência, alguns conhecidos já tiveram problemas com eles e passaram a utilizar apenas a empresa concorrente que atualmente também recomendamos e sobre a qual já falamos neste post.

Quando usar o Transferwise?

Aqui já ficam algumas dicas sobre quando você pode usar esse serviço:

  1. Atualmente com a existência da Remessa Online e o nosso cupom “descontoafrente“, o TransferWise torna-se vantajoso apenas para transferências de pequenos valores, quando não envolvem mais do que uns 1.100, 1.300 reais.
  2. O uso mais comum destes serviços é para quem vai fazer uma viagem internacional ou se mudar para outro país. Se você não tiver conta bancária no exterior para onde enviar o dinheiro por meio do TransferWise, você pode pedir para algum amigo ou familiar que more no local para receber por você.
    Obs.: Se você ainda está no Brasil e não tem uma conta internacional, envie uma mensagem para contato@mundoafrente.com e peça por mais informações sobre como conseguir abrir uma conta à distância e de forma totalmente online e gratuita. A única exigência é ter um endereço na zona Euro (pode ser de um amigo) onde possa receber o cartão da conta.
  3. Se você for fazer intercâmbio ou possui algum filho fazendo intercâmbio, poderá também economizar uma boa quantia com isso. Como? É só você enviar os valores para a própria família hospedeira ou para uma conta sua, do seu filho ou amigos.
  4. Se você precisa pagar por serviços para pessoas físicas. O TransferWise pode ser uma grande salvação para quem precisa enviar milhares de euros ou dólares. Imagina se tivesse que comprar esse valor todo com uma casa de câmbio ou fazer o envio por PayPal ou outros métodos já conhecidos e ter que arcar com a significativa diferença cambial que estas operadoras cobram?
    Apenas é preciso estar atendo que só é possível mesmo fazer transferências para pessoas físicas, se você precisa fazer envios para pessoa jurídica, leia o nosso post sobre a Remessa Online.
Simulação realizada na manhã do dia 09/06/2016
Simulação realizada na manhã do dia 09/06/2016

  Não há dúvidas que no mercado atual o TransferWise e a Remessa Online (lembre-se de aproveitar o cupom “descontoafrente“) são as melhores alternativas para economizar, ou podemos dizer, pagar o preço justo! 😉

Onde devo me cadastrar para usar o Transferwise?

Clique AQUI para fazer o seu cadastro e começar a economizar. 😀

Obs.: O link para cadastro mencionado nesta publicação é um link convite ligado ao nosso perfil. Se você se cadastrar através dele estará ajudando o Mundo à Frente e ficaremos muito gratos por isso. 😉

Obs. 2: Se você ainda está no Brasil e não tem uma conta internacional, envie uma mensagem para contato@mundoafrente.com e peça por mais informações sobre como conseguir abrir uma conta à distância e de forma totalmente online e gratuita. A única exigência é ter um endereço na zona Euro (pode ser de um amigo) onde possa receber o cartão da conta.

Veja também nossas outras dicas e descontos clicando aqui.

Boas economias! 😉

Publicações da série:
Como economizar #00 – Dicas e soluções financeiras
Como economizar #01 – Cartão de crédito
Como economizar #02 – Nubank
Como economizar #03 – TransferWise: O Uber das transferências internacionais (esta publicação)
Como economizar #04 – Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco
Como economizar #05 – Abrindo conta bancária em Portugal
Como economizar #06 – Dubbi: a rede social brasileira de viajantes
Como economizar #07 – Remessa Online e o tchau para o TransferWise

Comentários

comentários

Comments ( 7 )

  1. Alexgol10
    Agradeço por todas as informações deste canal. Este conhecimento é importante para todos que viajam ou pretendem. Posso enviar euros para uma conta minha em Portugal? Me aposento em 12 meses e pretendo morar em Portugal. Posso enviar a aposentadoria por este método? Que o Senhor Jesus continue a abençoar vocês.
    • Rafael Marcolino
      Olá, pode sim. O TransferWise abrange muitos países e moedas, você pode enviar tanto do Brasil para Portugal quanto o contrário. :)
  2. Elisabet
    Olá! Estou com uma pequena dúvida, alguém poderia me ajudar? Moro em Portugal, e fui conhecer o transferwise por esses dias, ainda não testei-o pois surgiu algumas dúvidas. Eu uso o cartão da Western Union,ou seja, todo o mês minha mãe faz a transferência(recarga) no Brasil, e recebo a quantia em euros, o problema é que perco bastante devido às taxas. No entanto, eu não uso internet banking, mas eu tenho uma conta de Portugal, o ideal para mim seria boleto. Agora vem a questão: fazendo uma solicitação pelo transferwise, a minha mãe poderá pagar esse boleto no Brasil? Até pelo internet banking dela?
    • Rafael Marcolino
      Olá. Sim, podes fazer isso. Quando se trata de um valor vindo do Brasil o envio que você faz é através do pagamento dos boletos, os quais podem ser pagos através do internet banking ou direto nos caixas (bancos, lotéricas e outros que recebam pagamento de contas). E aproveite também o nosso link convite presente nesse post para economizar ainda mais na sua primeira transferência com o TransferWise. ;)
  3. patriciaferreti
    Oi Gabriela. Vi que em Lisboa tem Bando do Brasil. Você sabe informar se é possível sacar pelo BB sem pagar taxas, IOF?
    • Gabriela Olem
      Olá. A melhor forma de economizar será abrir conta em banco daqui (http://mundoafrente.com/2017/05/14/abrir-conta-bancaria-em-portugal-como-economizar/) e transferir os valores pelo TransferWise (http://mundoafrente.com/2016/06/01/como-economizar-03-transferwise-o-uber-das-transferencias-internacionais/). Através dos bancos as taxas costumam ser bem maiores, portanto, é melhor ter uma conta aqui (que pode ser aberta mesmo que seja turista) para dessa forma conseguir enviar o dinheiro do Brasil pra cá através do TransferWise. 😉
  4. LR
    Bom dia, Eu li no site que estao denegado permiso de residencia a cidadaos italianos mesmo acreditando fundos economicos de subsistencia, obrigando a obter contrato de trabalho pra dar o permiso de residencia. Eu estou tentando mudar pra Braga, moro na Argentina. Uma outra duvida eu queria tirar, os certidao de casamento celebrado fora da uniao europeia sao ainda aceitos? E preciso traduzir los? Eu tenho a certidao argentina e a transcripcao na comuna italiana tambem. Muito, muito obrigada! O site e de muita ajuda pra a gente!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>