TransferWise: O Uber das transferências internacionais – Como economizar #03

Olá! Vai precisar de moeda estrangeira e só tem Real? Pois nesse post temos uma suuuper dica para quem viaja ou precisa enviar dinheiro para o exterior. Conheçam agora o TransferWise! 😀

Janela de boas vindas do TransferWise

Janela de boas vindas do TransferWise

Esta publicação foi compartilhada inicialmente no Dubbi, uma rede social brasileira composta por viajantes. Se você não a conhece ainda, se cadastra lá. 🙂
No mês de maio/2016 eu (Rafael), que já era usuário do Dubbi e compartilhava algumas dicas com outros viajantes, fui convidado a escrever para o blog deles e escolhi escrever primeiramente sobre um tema que nem havíamos mencionado aqui ainda.

Quer saber mais sobre o que é e como você economizará dinheiro e também tempo? Então continue a leitura. 😉

Cansado de procurar a agência com a melhor cotação e ainda ter que pagar altas taxas e IOF? TransferWise é a solução!

Desde abril de 2016, esta empresa que já opera há vários anos no mundo finalmente tornou possível a utilização do Real para mandar dinheiro para fora do Brasil. Até então isso era só um sonho, visto que aqui no Brasil só podíamos receber em Real, e não enviar.

Qual era a situação de uma forma geral?

Por muito tempo fomos obrigados a amargar com 3 pontos encarecedores quando queremos fazer envio de dinheiro para outro país. O primeiro deles é com a taxa de câmbio própria dos bancos e agências, que são claramente acima das taxas reais, justamente para lucrarem ainda mais em cima de nós. Além disso temos o ponto 2, que são as taxas extras para fazerem estas transferências, e pra finalizar, ainda temos o IOF… Ou seja, no fim das contas acabamos por pagar um valor um tanto injusto.

Com essa novidade do uso do Real, eles chegam para quebrar essas “regras”, utilizando a taxa real do câmbio, tendo uma taxa de transferência mais atrativa e sem a implicância do IOF! Isso mesmo, e é tudo de forma legal, então não precisa se preocupar. (Até mesmo Richard Branson, dono da Virgin, é um dos investidores) 😉
*Atualização (Agosto/2016): O TransferWise agora cobra IOF, mas é um custo adicional de apenas 0,38%.

Por conta destes benefícios, muitos usuários o chamam de Uber ou low cost das transferências internacionais. 🙂

Em resumo, sabe aquela taxa de câmbio informada nos jornais e sites? Pois bem, basicamente você pode pegar ela e multiplicar pelo quantia que você quer enviar e você já terá uma boa ideia do seu custo, simples assim. Bem melhor do que pagar as grandes diferenças nas cotações das moedas oferecidas pelas outras instituições, não é mesmo?

E toda essa simulação de valores pelo TransferWise você pode fazer já na página inicial.

Agora vocês já sabem, para ter economia garantida quando precisarem transferir seu dinheiro para o exterior, escolha a TransferWise. É simplesmente algo fantástico, que gera economia não só de dinheiro como de tempo também.

E como é feita a transferência pelo Transferwise?

Após realizar o cadastro, para fazer a transferência completa você só precisa seguir estes 5 passos:

1) Informar o valor que deseja pagar;
2) Informar os seus dados básicos (nome completo, CPF, endereço);
3) Informar o nome do beneficiário e código IBAN (um formato internacional de número de conta bancária, o qual através dele o sistema já reconhece qual será o banco, agência, número da conta… Sim, pensa em um negócio prático!). Caso você não saiba o código, basta informar o e-mail do beneficiário para que ele responda.
4) Confirmar os dados que o sistema irá mostrar.
5) Pegar o boleto gerado pela TransferWise e pagar. Esse boleto é pagável em qualquer lotérica ou internet banking de qualquer banco brasileiro.

E é só isso! Depois de 2 dias úteis (normalmente) o dinheiro chegará na conta destino.
Se antes você levava 5 minutos só para se arrumar e sair de casa em busca de uma casa de câmbio, agora em 5 minutos você terá feito todo o processo no conforto de casa e ainda economizará muito mais grana!

Minha experiência pessoal com o Transferwise

Segue abaixo a minha experiência pessoal.
No sábado do dia 04/06/2016 fiz um teste e emiti um boleto de R$2.500,00 com o euro em torno de R$4,01, o que daria uma transferência de 623 euros e alguns centavos prevista para ser creditada até a sexta-feira (10/06/2016).
Em seguida paguei o boleto através do internet banking e fiquei maravilhado com a praticidade do negócio. É algo inacreditável você conseguir fazer isso tudo de forma tão rápida e ainda sabendo que pagou o melhor preço possível.

Só que ainda houve mais uma felicidade para mim, nos 3 dias úteis seguintes o euro baixou muito e por causa disso eu ganhei um extra de mais de 15 euros! :O
Apesar de ter feito o pagamento no sábado, só na segunda-feira (que era o próximo dia útil) o valor foi de fato pago, sendo que na terça-feira recebo da TransferWise a confirmação de pagamento do boleto e já na quarta-feira (dois dias antes do previsto) a conta destino recebeu não os 623 euros, mas sim 639,63 euros!

Restam dúvidas da confiabilidade e serviço justo? Acho que não, né? 😉

Quando usar o Transferwise?

Aqui já ficam algumas dicas sobre quando você pode usar esse serviço:

– O mais básico é para quem vai fazer uma viagem internacional ou se mudar para outro país. Sem estresse em comprar moeda estrangeira, em utilizar cartão pré-pago, de débito/crédito ou outros meios de transferência. Se você não tiver conta bancária no exterior para onde enviar o dinheiro por meio do TransferWise, você pode pedir para algum amigo ou familiar que more no local para receber por você.

– Se você for fazer intercâmbio ou possui algum filho fazendo intercâmbio, poderá também economizar uma boa quantia com isso. Como? É só você enviar os valores para a própria família hospedeira ou para uma conta sua, do seu filho ou amigos.

– Se você precisa pagar por serviços, principalmente com valores altos, anime-se pois aqui a economia é grande! O TransferWise é a grande salvação para quem precisa enviar milhares de euros ou dólares. Imagina se tivesse que comprar esse valor todo com uma casa de câmbio ou fazer o envio por PayPal ou outros métodos já conhecidos e ter que arcar com a significativa diferença cambial que estas operadoras cobram? Sem falar no IOF que traria uma outra diferença absurda. Apenas estejam atentos porque no momento só é possível fazer transferências para pessoas físicas, a opção de envio para pessoa jurídica ainda não é permitida para nós brasileiros. (Mas se precisar fazer envios para PJ você pode contar com o Remessa Online)
*Atualização (Agosto/2016): O TransferWise agora cobra IOF, mas é um custo adicional de apenas 0,38%. O que ainda é muito melhor do que pagar 1,1% na compra de moeda estrangeira em espécie ou dos terríveis 6,38% dos cartões de débito/crédito.

Simulação realizada na manhã do dia 09/06/2016

Simulação realizada na manhã do dia 09/06/2016

Não há dúvidas. No mercado atual o TransferWise é a melhor alternativa para economizar, ou podemos dizer, pagar o preço justo! 😉

Onde devo me cadastrar para usar o Transferwise?

Clique AQUI para fazer o seu cadastro e começar a economizar. 😀

E se quiser, pode já fazer uma rápida simulação abaixo. Veja abaixo quanto sairia hoje para enviar o valor que deseja. 😉

Obs.: O link para cadastro mencionado nesta publicação é um link convite ligado ao nosso perfil. Se você se cadastrar através dele estará ajudando o Mundo à Frente e ficaremos muito gratos por isso. 😉

Boas economias! 😉

Publicações da série:
Como economizar #00 – Dicas e soluções financeiras
Como economizar #01 – Cartão de crédito
Como economizar #02 – Nubank
Como economizar #03 – TransferWise: O Uber das transferências internacionais (esta publicação)
Como economizar #04 – Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco
Como economizar #05 – Abrindo conta bancária em Portugal

Comentários

comentários

Comments ( 6 )

  1. ReplyAlexgol10
    Agradeço por todas as informações deste canal. Este conhecimento é importante para todos que viajam ou pretendem. Posso enviar euros para uma conta minha em Portugal? Me aposento em 12 meses e pretendo morar em Portugal. Posso enviar a aposentadoria por este método? Que o Senhor Jesus continue a abençoar vocês.
    • ReplyRafael Marcolino
      Olá, pode sim. O TransferWise abrange muitos países e moedas, você pode enviar tanto do Brasil para Portugal quanto o contrário. :)
  2. ReplyElisabet
    Olá! Estou com uma pequena dúvida, alguém poderia me ajudar? Moro em Portugal, e fui conhecer o transferwise por esses dias, ainda não testei-o pois surgiu algumas dúvidas. Eu uso o cartão da Western Union,ou seja, todo o mês minha mãe faz a transferência(recarga) no Brasil, e recebo a quantia em euros, o problema é que perco bastante devido às taxas. No entanto, eu não uso internet banking, mas eu tenho uma conta de Portugal, o ideal para mim seria boleto. Agora vem a questão: fazendo uma solicitação pelo transferwise, a minha mãe poderá pagar esse boleto no Brasil? Até pelo internet banking dela?
    • ReplyRafael Marcolino
      Olá. Sim, podes fazer isso. Quando se trata de um valor vindo do Brasil o envio que você faz é através do pagamento dos boletos, os quais podem ser pagos através do internet banking ou direto nos caixas (bancos, lotéricas e outros que recebam pagamento de contas). E aproveite também o nosso link convite presente nesse post para economizar ainda mais na sua primeira transferência com o TransferWise. ;)
  3. Replypatriciaferreti
    Oi Gabriela. Vi que em Lisboa tem Bando do Brasil. Você sabe informar se é possível sacar pelo BB sem pagar taxas, IOF?
    • ReplyGabriela Olem
      Olá. A melhor forma de economizar será abrir conta em banco daqui (http://mundoafrente.com/2017/05/14/abrir-conta-bancaria-em-portugal-como-economizar/) e transferir os valores pelo TransferWise (http://mundoafrente.com/2016/06/01/como-economizar-03-transferwise-o-uber-das-transferencias-internacionais/). Através dos bancos as taxas costumam ser bem maiores, portanto, é melhor ter uma conta aqui (que pode ser aberta mesmo que seja turista) para dessa forma conseguir enviar o dinheiro do Brasil pra cá através do TransferWise. 😉

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>