Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco – Como economizar #04

Opa, hora de economizar. Vamos falar desta vez de algo já existente no Brasil há alguns anos mas que muita gente ainda desconhece: a conta digital. 🙂
(E se tiver interesse em uma conta internacional, veja o final desse post!)
Se você tem conta corrente em algum banco e todo mês se chateia em ver parte do seu precioso dinheiro ir embora para pagar as taxas de manutenção/serviços da conta (entre outras despesas bancárias), anime-se, pois aqui mostraremos a solução. 😉
Quem é da época em que o uso de cartões de crédito/débito e consultas online não eram tão frequentes quanto hoje, já deve ter passado por situações nas quais precisou fazer mais saques do que o seu pacote cobria (e aí ter que pagar pelos saques excedentes) ou talvez precisou em uma mesma semana tirar mais de um extrato e ter que pagar por isso já que o banco só liberava um extrato gratuito por semana. Era a vida, precisava se cuidar para não ficar pagando extras ao banco, e embora a tecnologia esteja muito mais presente na atualidade, muitos acabam por continuar a pagar alguns extras ao seu banco. Mas este não é o principal ponto que quero mostrar, meu intuito nesta publicação é chamar a atenção para os dois custos realmente consideráveis, o custo de manutenção da conta e o custo das transferências nacionais. (Pois para as internacionais a melhor opção é esta aqui)
Talvez você nem faça transferência ou nem se importe em saber quanto paga ao seu banco para ter a conta ativa, mas a seguinte coisa você deve saber: ter uma conta digital fará com que você não tenha que pagar nada para mantê-la ativa, para fazer transferências ou por algum serviço excedente como saques e extratos.
E atenção, estamos falando de contas digitais, não confundam com bancos digitais. Se você ainda não confia nos novos bancos que tem aparecido, com propostas mais modernas, não se preocupe porque aqui vamos falar sobre ter contas em bancos tradicionais como Itaú, Banco do Brasil e Bradesco, e ainda assim não precisar pagar por elas.
*Atualização (Abril/2017): Em 2016 o BB já havia descontinuado a sua conta digital, em março de 2017 foi a vez do Bradesco e agora no mês seguinte o Itaú também suspendeu a abertura de novas contas digitais, entretanto, para quem já possuía as contas abertas o serviço continuará como antes. Contudo, ainda existem outras opções no mercado atual, conforme ainda falaremos aqui.
Quando surgiu a conta digital?
Desde 2011 entrou em vigor uma medida do Conselho Monetário Nacional que torna possível os bancos oferecerem uma conta movimentada apenas por meios eletrônicos e que por consequência disso não possui custos, ou seja, se você é do tipo que utiliza sua conta apenas por meio dos caixas eletrônicos, celulares e computadores, saiba que desde 2011 você não precisaria estar pagando por diversas taxas.
Nem farei as contas porque acho que é bem perceptível o quanto poderia ser economizado nestes mais de 5 anos, não é mesmo? Se você é um casal, assim como nós, não esqueça de multiplicar a conta por dois! ><
E pra não desanimar nem vou mencionar que a economia gerada poderia ser suficiente para fazer uma bela viagem.
Não é de se espantar que muitos ainda não saibam sobre as contas digitais pois simplesmente não há propaganda sobre isso e é muito fácil entender o porquê.
Se o banco pode te oferecer um produto tanto por X reais quanto de graça, qual você acha que ele vai querer te mostrar?
Nossa experiência com contas digitais
Nós do Mundo à Frente possuíamos contas universitárias no Santander e cada um pagava uma taxa de manutenção/serviços bem baixa, a qual se não me engano era R$4,90. Só que em 2015 esta taxa foi para R$6,40 e isso já causou um certo desconforto em ter que ver, ainda que pouco, mais um dinheirinho indo embora todo mês. Não é ser miserável, mas o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo” é uma verdade (os bancos que o digam), e é assim economizando um pouquinho aqui e ali que às vezes tornamos possível alcançar algum objetivo.
Este pequeno aumento fez com que um tempo depois eu (Rafael) pensasse: “Peraí, será que não tem como ter uma conta corrente e não precisar pagar por ela? Até porque agora ainda estamos como universitários, mas e depois isso vai pra quanto?”.
Também com a minha aproximação aos investimentos e as consequentes transferências bancárias e seus possíveis custos, fiz uma rápida pesquisa e facilmente descobri sobre as contas digitais, e nisso já estávamos começando 2016! Sim, eu que costumo buscar as melhores opções para cortar/diminuir custos levei 5 anos para saber disso.
Para quem é a conta digital?
Bom, talvez assim como nós tínhamos, você também tenha uma conta universitária e pague uma taxa de serviço abaixo dos 10 reais mensais e nem tenha o costume de fazer transferências nacionais, ou talvez você nem seja estudante mas mesmo assim conseguiu negociar um valor entre 10 e 20 reais de manutenção e estes são valores que não fazem diferença para você. Talvez todo mês você pague 25 reais, 50 reais ou mais, afinal, é normal quando se tem uma conta corrente, não é mesmo? Não! Não precisam ficar acostumados com estes custos.
Vamos ser mais diretos agora. Dificilmente alguém aqui gosta de perder tempo em filas de banco ou lotéricas, não é? Principalmente o pessoal que nos acompanha porque gosta de viajar e sabe que isso não é algo que podemos escolher, então nós não preferimos o modo digital simplesmente pela praticidade e segurança, mas sim porque nós também somos obrigados a fazer tudo pelos meios eletrônicos pois ninguém em uma cidade desconhecida ou em outro país vai ficar correndo atrás de agências dos nossos bancos que podem nem existir no local. Tudo vai ser feito usando a internet, seja no computador pessoal ou no celular.
E bom, se você é assim por opção ou não, você provavelmente não possui motivos para manter uma conta “normal”, migre logo para uma conta digital e seja feliz onde quer que esteja.
Se és um viajante, ter a conta digital é a melhor opção. Basta ter internet que irás conseguir fazer os pagamentos, transferências e consultas de saldo/extrato.
Se és um investidor, ter a conta digital continua sendo a melhor opção. Custo zero para transferências nacionais, seja TED ou DOC.
Se és apenas um usuário que está sempre perto das agências e que mesmo assim não precisa fazer uso dos vários serviços que o banco oferece, ter a conta digital também é a melhor opção. Você vai economizar de qualquer forma ao não precisar pagar as taxas de manutenção da conta.
Onde conseguir uma conta digital
Um detalhe, mesmo sendo uma realidade há cinco anos, infelizmente não são todos os bancos que oferecem essa opção. Eu tinha minha conta no Santander há 10 anos e queria continuar a ser cliente do banco, só que foi impossível por eles não disponibilizarem a conta digital. Uns meses antes nós já havíamos cancelado nossos cartões no Santander porque diferente do Nubank (comentamos sobre ele aqui), a anuidade do Santander possuía uma falsa gratuidade já que a isenção estava atribuída ao uso do cartão pelo menos uma vez no mês. Diante disso, resolvemos ficar apenas com os nossos roxinhos. <3
Bom, depois dos cartões estarem suspensos, encerrar a conta foi só mais um passo para dar fim ao relacionamento com o Santander. Flw vlw.
O que nos restou então? Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.
Acabamos optando pelo Itaú, que oferece a iConta, e desde então tudo continuou como era na época quando tínhamos o Santander, só que melhor!
Melhor porque não precisamos nos preocupar com a quantidade de saques que fazemos, não temos que pagar por tirar um segundo extrato na mesma semana e não pagamos absolutamente nada por fazer uma transferência nacional, seja DOC ou TED e independente do banco destino. Ah, e claro, não descontam nada para que tenhamos esta conta. 😀
*Atualização (Abril/2017): Em 2016 o BB já havia descontinuado a sua conta digital, em março de 2017 foi a vez do Bradesco e agora no mês seguinte o Itaú também suspendeu a abertura de novas contas digitais, entretanto, para quem já possuía as contas abertas o serviço continuará como antes.
Diante disso, no momento não há nenhum grande banco no Brasil que continue a oferecer a modalidade de conta digital, mas um banco que tem atraído cada vez mais clientes e muitos comentários positivos é o Banco Inter (este é o Banco Intermedium, porém com novo nome), o qual deve ser a melhor opção para quem ainda não possui uma conta digital e está em busca de uma.
Finalizando…
Se você está querendo parar de perder dinheiro com o banco, abra sua conta digital. 🙂
O que você tem que ter em mente é que se você quiser resolver algo direto nos balcões da agência, aí sim podem querer cobrar alguma taxa (afinal a modalidade da conta é digital), mas se você é assim como eu e Gabi, que em todos estes anos sempre resolveu as coisas pelo internet banking ou telefone, fica tranquilo e vá de conta digital.
Obs.: Aqui tentamos não criar publicações longas porque sabemos que nem todos podem ter tempo ou paciência para ler tudo, mas para os que ainda querem ler mais sobre o assunto indicamos este post do Clube do Valor.
Bônus triplo!!!
1 – Os bancos dificilmente oferecem cartão de crédito sem anuidade de verdade, para suprir isso recomendamos que tenha o seu Nubank, assim, sem custo algum você terá sua conta corrente e um ótimo cartão de crédito!
2 – Não esqueça que a conta digital só tem isenção para as transferências NACIONAIS, então se for querer enviar dinheiro para o exterior (ou receber), fuja dos bancos mesmo que você tenha conta digital. Para economizar nesta questão escolha a Remessa Online (nossa grande recomendação) ou o TransferWise.
3 – Que tal ter uma espécie de conta digital no exterior só que ainda melhor do que as que encontramos no Brasil? E você pode abrir essa conta mesmo sendo turista. 😀
Para saber onde e como conseguir essa conta é só clicar aqui.
Obs.: Se você ainda está no Brasil e quer uma conta internacional pra ontem, envie uma mensagem para contato@mundoafrente.com e peça por mais informações sobre como conseguir abrir uma conta à distância e de forma totalmente online e gratuita. A única exigência é ter um endereço na zona Euro (pode ser de um amigo) onde possa receber o cartão da conta e falar inglês ou espanhol. (ainda estamos desenvolvendo o post sobre isso)
Publicações da série:
Como economizar #00 – Dicas e soluções financeiras
Como economizar #01 – Cartão de crédito
Como economizar #02 – Nubank
Como economizar #03 – TransferWise: O Uber das transferências internacionais
Como economizar #04 – Conta digital: Diga adeus para as taxas do seu banco (esta publicação)
Como economizar #05 – Abrindo conta bancária em Portugal
Como economizar #06 – Dubbi: a rede social brasileira de viajantes
Como economizar #07 – Remessa Online e o tchau para o TransferWise
Comments ( 22 )