Personnummer e samordningsnummer na Suécia: como conseguir

por Gabriela Olem 0 Comments
Personnummer e samordningsnummer na Suécia: como conseguir

Personnummer e samordningsnummer: entenda o que é e como conseguir cada um na Suécia.


O que é um personnummer?

O personnummer é como um “cpf sueco”, como muitos brasileiros costumam dizer. Ele é o número de identificação pessoal no país, e sem ele você quase “não existe” por aqui. Sem ele não dá para abrir conta na maioria dos bancos, não dá para ter atendimento médico no sistema público de saúde, não dá para fazer cadastro em alguns serviços do dia a dia (como fazer um cartão fidelidade no mercado ou contratar um serviço de internet para casa) ou comprar certas coisas online. Por exemplo, quando chegamos em janeiro de 2018 queríamos comprar um chip de telefone que tinha mais vantagens, mas só poderíamos com o personnummer. Não deu.

Por causa do erro nas datas de meu título de residência eu não pude pedir o personnummer nos primeiros meses em que estive trabalhando. Mas eu precisava me registrar de alguma maneira no Skatteverket, pois estava trabalhando e pagando imposto no país. Para o caso de estar trabalhando na Suécia por menos de um ano existe o samordningsnummer, ou número de coordenação. Vou falar disso rapidamente e já volto para o personnummer.

Samordningsnummer: o que é e como fazer

O samordningsnummer, ou número de coordenação, é um número emitido para o caso de residentes por menos de um ano (ou até não-residentes) na Suécia que precisam de uma identificação em órgãos oficiais no país para alguns procedimentos, como prestação de serviços (trabalho), ter sua própria empresa na Suécia ou até compra de imóveis.

Em teoria, é geralmente a empresa ou a autoridade que pede o samordningsnummer, mas no meu caso eu fui direto no Skatteverket e pedi. Os documentos necessários foram:

  1. Passaporte
  2. Cartão de residência
  3. Certidão de casamento original (não estava traduzida nem apostilada)
  4. Algum certificado de que estava trabalhando (emitido pela empresa)
  5. Formulário para pedido de samordningsnummer preenchido (disponível abaixo)

Quanto ao endereço, fique tranquilo: aqui eles acreditam em você quando você diz que mora na “rua tal”. Eles (geralmente) não pedem nenhum tipo de documento que comprove que você mora no endereço que informar!

Não há custos para o pedido do samordningsnummer! Você não tem que pagar nenhum valor para poder fazer o pedido, quer ele seja aceito ou não. 😉

O documento com o número levou umas três a quatro semanas para chegar. Com ele minha vida não melhorou em nada… Não me ajudou para conseguir atendimento médico ou para fazer conta nos bancos. Foi realmente apenas para ser uma ponte entre meu empregador e o Skatteverket.

Personnummer: como obter, quais documentos são necessários

Para conseguir o personnummer, eu como trabalhadora aqui na Suécia, apresentei:

  1. Passaporte
  2. Cartão de residência
  3. Certidão de casamento original (não estava traduzida nem apostilada)
  4. Algum certificado de que estava trabalhando (emitido pela empresa)
  5. Formulário preenchido (você pode ter acesso a uma versão online do formulário aqui)

Mais uma vez, o endereço você coloca no formulário e eles (muito provavelmente) não vão te pedir algo que comprove que você está residindo neste endereço. Ainda é uma cultura de “acreditar na palavra” neste sentido.

Também não há custos para pedir o personnummer, quer ele seja aceito ou não.

O prazo para receber a carta com o personnummer é de três a quatro semanas.

Dias após eu receber o meu personnummer em casa, chegou uma correspondência do departamento de saúde de Kalmar (onde moro) informando que eu estava inscrita em um centro de saúde, e eu teria um prazo para mudar para outro centro se eu quisesse, sem custos dessa primeira vez. Como eles me colocaram para um local bem perto de onde eu moro, aceitei – bastava não falar nada para que esse local ficasse como o “meu” centro de saúde para ir.

Personnummer: um pedido negado e outro aceito pelo Skatteverket

O meu primeiro pedido do personnummer foi negado (na verdade nunca recebi a carta dizendo nem que sim, nem que não) e ele havia sido feito por intermédio da universidade em que trabalho. Creio que o fato de estar com data errada no cartão de residência (expliquei isso neste post) foi o que ocasionou eles não autorizarem.

O segundo pedido do personnummer foi feito por mim, diretamente no Skatteverket. Nessa segunda vez eu estava com o cartão com um ano de residência. Cerca de três a quatro semanas depois do pedido eu recebi a correspondência em casa com o número (festa!!!).

Cônjuge pediu o personnummer depois de eu ter e deu certo (na segunda tentativa)

Os documentos que entregamos para o pedido do personnummer do Rafael foram os mesmos que o meu, só que sem documento de trabalho, pois ele não estava trabalhando na época da aplicação pro número.

No caso do Rafael, o primeiro pedido também foi negado pois a residência dele tem oito dias a menos do que um ano (por erro do Migration Sverket, explicamos neste post também!). Ele chegou a receber uma carta do Skatteverket dizendo que eles negaram por conta da residência dele não ter um ano.

A segunda tentativa foi feita depois de eu já ter conseguido o personnummer e aí sim, deu certo! Acreditamos que nessa segunda vez foi aceito por eu, familiar dele, ter o número. No formulário há espaço para você colocar informações sobre sua família e aí você pode colocar o número do personnummer da outra pessoa.

No dia seguinte após ele receber o personnummer dele, chegou nos correios uma correspondência do centro de saúde dizendo que ele estava inscrito lá, o mesmo que o meu e que é super pertinho de casa.

Validade do personnummer e samordningsnummer

O personnummer e o samordningsnummer são para a vida toda! Uma vez que você obtém esses números, eles serão seus para o resto da vida, mesmo que você saia da Suécia. Caso retorne depois, eles estarão lá “esperando” por você. 😉

Personnummer e samordningsnummer: conclusão

Conseguir o personnummer é um alívio enorme! Com ele, você pode se considerar parte da sociedade, finalmente! Tem segurança ao saber que poderá usar os serviços médicos sem ter que gastar os olhos da cara, poderá adquirir serviços do dia a dia, se inscrever em cursos, abrir conta em banco, se cadastrar em diversos sistemas. Enfim, é realmente parte fundamental da integração real na Suécia! É o florescer do processo migratório no país e só quem batalhou por isso entende o que quero dizer. 🙂

Depois de conseguir o personnummer a vida fica mais florida
Personnummer: depois de conseguir a vida fica mais florida

Se você gostou da gente e quer continuar nos acompanhando mundo à frente, nos siga nas nossas redes sociais:

YOUTUBE: Mundo à Frente
INSTAGRAM: @MundoaFrente
FACEBOOK: /MundoaFrente

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>