Residência na Suécia por contrato de trabalho: passo a passo

por Gabriela Olem 0 Comments
Residência na Suécia por contrato de trabalho: passo a passo

Residência na Suécia por contrato de trabalho: veja nesse post nossas experiências pedindo a residência no país após conseguir um trabalho. Antes de iniciar o post, é importante ressaltar algumas coisas:

  1. Nós conseguimos tudo tendo apenas a nacionalidade brasileira (nenhum de nós possui alguma outra nacionalidade até o momento que escrevo esse post – fevereiro de 2019).
  2. Caso não tenha ficado claro pelo primeiro ponto, nós não tínhamos nenhuma relação com suecos antes de vir para cá. O que significa que se você busca se mudar para a Suécia por que está em um relacionamento ou casando com um(a) sueco(a) ou residente da Suécia, os procedimentos devem ser diferentes pra você conseguir a residência.
  3. Consegui o trabalho enquanto estava fazendo um estágio no período que estudava em Portugal.

Eu tive outro tipo de residência no país, que foi o visitor’s permit. Existe um post explicando todo o passo a passo para ele. 😉

O site Migration Sverket é seu amigo

Você quer informação sempre oficial e atualizada? Então busque no site oficial de imigração da Suécia: o Migration Sverket! Não leve, NUNCA, a informação que você vê em blogs pela internet como palavra final para decidir sua vida, ainda mais uma coisa tão importante quanto imigrar.

Aqui são compartilhadas nossas impressões e experiências pessoais, coisas que podem variar enormemente de pessoa para pessoa e de caso para caso. É claro que várias coisas que falarmos aqui poderão dar uma luz para situações diferentes, mas não nos usem como regra, tá ok?

Como eu consegui o trabalho na Suécia

Eu vim para a Suécia para fazer um estágio através do programa Erasmus+ (temos um post aqui no blog explicando todo o processo). Em março, durante o período de meu estágio na Suécia, apareceu o convite para eu ficar como professora/técnica contratada no departamento onde eu estava estagiando.

Passei pelo processo seletivo e consegui a vaga. O trabalho seria por contrato de um ano apenas, o que eles chamam aqui de “Vikarie“, ou trabalho temporário. Expliquei todo o processo, inclusive falo do meu salário, nesse vídeo do nosso canal.

Como eu estava residindo oficialmente e legalmente no país até junho por causa do visitor’s permit, tive o direito de pedir a residência estando no país. Se você está no país como turista (ou está em outro lugar) e consegue um trabalho, tem que fazer o pedido nas Embaixadas/Consulados e esperar a resposta fora da Suécia. Eles querem que você entre no país com o status que vai permanecer (se for turista, entra como turista; se for residente, entra como residente).

Como é feito o pedido de residência na Suécia por contrato de trabalho

O primeiro passo é dado pela empresa que contratou a pessoa. No meu caso, a universidade iniciou o processo com o Migration Sverket após eu ter assinado o meu contrato de trabalho. Com posse de meus dados pessoais e dados contratuais, eles fizeram o pedido online (eu NÃO faço ideia de como foi isso em detalhes, só sei da parte que me coube e que vou falar mais à frente).

Em seguida, eu recebi um email (no dia 23 de maio de 2018) do Migration Sverket dizendo:

Your employer has prepared your application for a Swedish work permit by drawing up an offer of employment for you.
The Swedish Migration Agency has no access to the offer of employment or the statement from the union that is attached to it until you have finished the application. In most cases this involves paying a fee.
To apply for a Swedish work permit, click the link below and create an account with the Swedish Migration Agency. Then you fill out the application, attach required documents and pay the fee.
If you have any questions when using our online services, please refer to the Swedish Migration Agency web support.
The control number of your application is: 9340XXX 
You may need your control number while your application is being processed. Please note the control number and save this e-mail.

No email eles enviam um link onde você deve criar uma conta no site do Migration Sverket (essa conta é ligada ao seu “control number”) e prosseguir com o pedido, inserindo informações sobre você e familiares que entrarão no pedido com você. Sim, se você tem marido/mulher/filhos, essa é a hora que deverá incluí-los no pedido de residência. Abaixo seguem prints que fiz com as informações que eles pedem. Eu tentei deixar em forma de imagem direto no post mas estava tomando muito espaço, então deixo em forma de arquivo para quem tiver interesse. 🙂

Documentos necessários para pedido de residência na Suécia por trabalho

Após preencher essas informações que deixei nesse arquivo acima, é hora que anexar documentos importantes. Quanto eu digo “fotos” abaixo é a versão escaneada pelo aplicativo que recomendamos. E o que eu anexei:

  1. Foto do meu passaporte e do passaporte do Rafael
  2. Foto dos nossos títulos de residência de Portugal (meu e do Rafael, frente e verso)
  3. Foto do meu cartão obtido pelo “visitor’s permit” sueco
  4. Foto da certidão de casamento original em português
  5. Imagem escaneada da tradução (em inglês e juramentada) da certidão de casamento (NÃO estava apostilada e eles aceitaram!)
  6. Foto do documento “Power of attorney” preenchido e assinado pelo Rafael (esse documento é pedido pelo Migration Sverket para que eu pudesse pedir a residência por ele)

Não foi preciso colocar nenhum documento relacionado ao trabalho (como contrato ou seguro) pois isso já tinha sido feito pela universidade no momento do primeiro passo.

Taxa para pedir residência na Suécia por trabalho

Ao final, foi preciso fazer o pagamento de 3.000 coroas suecas pelo pedido para ambos, sendo 2.000 coroas pelo meu pedido e 1.000 coroas pelo pedido do Rafael (você pode ler mais aqui). Lembre-se esses foram os valores que eu paguei em 2018, eles podem alterar-se a qualquer momento! Sempre busque no site oficial linkado acima.

Esse valor pôde ser pago com cartão de débito de uma conta gratuita alemã (ou seja, em euro) que nós temos.

Quanto tempo levou para sair a resposta do meu pedido de residência na Suécia

O pedido foi feito no dia 24 de maio de 2018 (quando eu preenchi tudo e paguei). De acordo com a ferramenta de cálculo de quanto tempo poderia levar o processo, o prazo era de 30 a 60 dias para sair o resultado.

Por telefone, nos foi informado que os resultados para os nossos processos, que apesar de termos pedido juntos teve dois “control numbers” (números de controle) diferentes, iriam sair juntos. Porém não foi isso o que aconteceu…

O meu resultado saiu no dia 19 de julho, perto de completar 60 dias do pedido. Porém o de Rafael só saiu no dia 07 de agosto, depois de eu ligar várias vezes para o serviço de imigração e mandar alguns emails para o responsável pelo nosso caso. Sim, cada pedido fica sob responsabilidade de um funcionário em específico e você pode perguntar quem é e pedir o número direto dele ou email quando em contato com a central telefônica da agência de imigração.

Tive que ligar várias vezes pois nós retornamos para a Suécia no dia 02 de agosto depois de nossas férias na Noruega, e no planejamento isso seria tempo suficiente para o resultado de ambos já tivessem saído. E o que nos preocupava é que eles diziam no site que quem estava aguardando por uma resposta deveria só entrar no país com o status correto (como mencionei antes) e com essa demora para a resposta do Rafael, o nosso planejamento acabou trazendo ele de volta ao país antes da resposta sair!

Erros nas datas do período de residência na Suécia

O resultado foi que o tempo autorizado de residência para Rafael foi de 07 de agosto de 2018 até 30 de julho de 2019 – uma semana a menos do que um ano! Mas não foi só isso de errado que aconteceu…

Cartão de residência Suécia
O cartão com a data de validade errada. Veja como ele só vale até dia 30 de julho de 2019.

Eu não havia percebido no momento de preencher o formulário de pedido de residência, mas a universidade havia errado e colocado um dia a menos — meu contrato ia de 1 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019 (um ano completo), mas a pessoa responsável pelo pedido errou e colocou 30 de julho de 2019 (um dia a menos de um ano) e isso passou batido pela universidade, por mim e pelo responsável pelo meu caso.

O que isso causou foi impossibilidade pedir o personnummer assim que cheguei. Isso mesmo! Esse um dia a menos fez com que o Skatteverket não quisesse me dar esse número tão importante por não ter pelo menos um ano de residência! Se você quer saber mais sobre o personnummer, em breve teremos um post aqui falando disso.

O que tivemos que fazer foi: o departamento de RH da universidade entrou em contato com o funcionário do Migration Sverket que foi responsável pelo meu caso para explicar a situação e pedir que ele fizesse uma nova decisão. Ele demorou semanas para responder a moça do RH, depois levou um mês e meio para arrumar o erro e emitir uma nova decisão com a data correta. Daí então eu recebi por correios o papel informando isso e pude agendar nova ida à agência do Migration Sverket para fazer a foto, deixar as digitais e assinatura para o novo cartão. No caso do Rafael não teve o que fazer mesmo: ele ficou com a validade defasada em uma semana sem segunda chance (nós mandamos email e nos negaram uma revisão nas datas para ele).

Agendando ida para fazer o cartão de residência na Suécia

Assim que a carta com a decisão chegou em mãos eu já fiz um agendamento para fazer o cartão. Esse agendamento deve ser feito pelo site oficial, e não precisa ser expert em nada para fazer isso. Eles não pedem nem o seu número de caso para agendar.

Basta escolher a finalidade de sua ida (no nosso caso era “Have your fingerprints and photograph taken“), escolher para qual escritório do serviço de imigração iríamos, quantas pessoas vão no atendimento e na outra página é preciso inserir nome, telefone, email e escolher a data e horário. Por email você recebe a confirmação do agendamento, incluindo o código que você irá precisar para registrar sua presença no momento que for ao compromisso.

Uma boa dica é olhar diferentes cidades para ver as datas mais próximas pois, por exemplo, eu fui olhar como andava Estocolmo e não vi nenhuma data disponível para fazer a foto para os próximos meses (estou escrevendo isso no dia 02/01/19) enquanto que outras cidades tem horário para dez dias à frente. Portanto, mais vale gastar uma passagem de trem e já resolver sua vida logo, não é?

Chegando a sua vez de ser atendido, basta dizer que foi para fazer digitais e foto, apresentar o passaporte, fazer rapidamente o que tem que fazer e ir para casa feliz. O cartão chega no endereço (que a/o atendente confirmará depois de você fizer sua foto) dentro de uma semana, aproximadamente.

Residência na Suécia por contrato de trabalho.
A residência “final”, com a data de término correta.

Conclusão sobre o processo de residência na Suécia por contrato de trabalho

O processo teria sido relativamente simples caso não tivesse tido o erro nas datas de término (ou até início, como foi o caso do marido). Eles não pedem alguns documentos que eu esperaria (como antecedentes criminais ou comprovante de residência, por exemplo), então foi tudo muito mais tranquilo do que eu esperava nesse aspecto. O tempo de espera também foi (quase) cumprido, não fosse a resposta do Rafael que custou a sair.

Se você quer saber minha opinião sobre como tem sido/foi trabalhar na Suécia, confere esse ao vivo que fiz sobre o tema!

Se você gostou da gente e quer continuar nos acompanhando mundo à frente, nos siga nas nossas redes sociais:

YOUTUBE: Mundo à Frente
INSTAGRAM: @MundoaFrente
FACEBOOK: /MundoaFrente

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>