Visitor’s permit na Suécia: passo a passo para conseguir

por Gabriela Olem 0 Comments
Visitor’s permit na Suécia: passo a passo para conseguir

Como conseguir o Visitor’s permit na Suécia? Vamos mostrar nesse post nossa experiência pessoal vindo para a Suécia para passar cinco meses para fazer um estágio.

É importante ressaltar algumas coisas antes de começar:

  1. Nós conseguimos tudo tendo apenas a nacionalidade brasileira (nenhum de nós possui alguma outra nacionalidade até o momento que escrevo esse post – fevereiro de 2019).
  2. Caso não tenha ficado claro pelo primeiro ponto, nós não tínhamos nenhuma relação com suecos antes de vir para cá. O que significa que se você busca se mudar para a Suécia por que está em um relacionamento ou casando com um(a) sueco(a) ou residente da Suécia, os procedimentos devem ser diferentes pra você conseguir a residência.
  3. Consegui a residência por vir fazer um estágio enquanto estudava em Portugal.

Agora vamos lá explicar mais sobre esse tipo de residência, que é destinada a pessoas que irão visitar a Suécia por mais de 90 dias.

O site Migration Sverket é seu amigo

Você quer informação sempre oficial e atualizada? Então busque no site oficial de imigração da Suécia: o Migration Sverket! Não leve, NUNCA, a informação que você vê em blogs pela internet como palavra final para decidir sua vida, ainda mais uma coisa tão importante quanto imigrar.

Aqui são compartilhadas nossas impressões e experiências pessoais, coisas que podem variar enormemente de pessoa para pessoa e de caso para caso. É claro que várias coisas que falarmos aqui poderão dar uma luz para situações diferentes, mas não nos usem como regra, tá ok?

Visitor’s permit: “Visto” de visitante para estagiar na Suécia

Os brasileiros não precisam de visto para fazer turismo por até 90 dias na Suécia (os 90 dias são contados somando todo o tempo na área Schengen).

No meu caso, eu estava residindo legalmente em Portugal desde agosto de 2016, quando me planejei para fazer um estágio através do programa Erasmus+ na Suécia (falei tudo sobre isso neste post), e esse estágio teria duração de 5 meses (janeiro a junho de 2018). Nesse período, minha residência em Portugal ainda estaria valendo (ela iria até agosto de 2018), e como seriam apenas cinco meses fora de Portugal, eu não iria perder a residência – para quem não sabe, quem passa mais de seis meses fora de Portugal tem a residência cancelada, no caso de cidadãos não-europeus.

Primeiramente, eu achava que não seria necessário fazer um pedido de visto para esse período na Suécia, uma vez que seria também na União Europeia. Entrei em contato com o consulado da Suécia em Portugal para confirmar, mas eles me disseram que questões de vistos só poderiam ser resolvidas com a Embaixada da Suécia em Madri… Sim, eu teria que viajar de Portugal para a capital da Espanha para poder fazer o pedido do “visto”.

Bem, entrei em contato com a Embaixada da Suécia em Madri ainda em Maio de 2017 e fui informada que teria que fazer o pedido de um “Visitor’s Permit“, ou permissão de residência para visitantes (que tem informações disponibilizadas nesta página do site do Migration Sverket). Esse tipo de “visto” é direcionado para quem vai passar um período de tempo maior do que 90 dias na Suécia, seja para visitar alguém, para um período de intercâmbio de estágio ou estudo. Você pode ler um pouco mais sobre em inglês nesta página da Sweden Abroad.

Aqui eu coloquei a palavra “visto” assim entre aspas porque não se trata de um visto, mas sim de uma permissão de residência para visitantes. O visto é algo que te permite entrar no país e permanecer temporariamente, mas não morar. Quando te permite morar é uma permissão (ou autorização) de residência.

Caso você precise contactar em específico a embaixada da Suécia em Madri, checar horário de funcionamento e ver endereço, é só clicar neste link.

Visitor’s permit para Suécia: Documentos necessários (para estágio)

Me pediram para ir à Embaixada em Madri pelo menos dois meses antes do período que viajaria para a Suécia, apenas avisando duas semanas antes da ida à Embaixada para confirmar. E esses foram os documentos que me pediram para levar:

  1. Passaporte (com validade de três meses após o fim de meu período no país)
  2. Carta da minha universidade em Portugal com as informações sobre meu estágio
  3. Carta da universidade da Suécia com confirmação de aceitação do estágio
  4. Seguro de saúde para o período no país (a universidade sueca providenciou isso para mim e eu também apresentei o Cartão Europeu de Seguro de Doença, sobre o qual já falei no nosso canal)
  5. Passagem de ida e de volta (no meu caso, apresentei apenas a de ida e o extrato da minha conta bancária para comprovar que tinha dinheiro para comprar a passagem de volta depois)
  6. Provas de que poderia garantir meu sustento durante o período do estágio (mais detalhes abaixo)
  7. Certidão de casamento (traduzida para inglês ou sueco, mas que no fim eu levei em português mesmo e foi aceita – ela estava apenas legalizada pelo consulado de Portugal, nem estava apostilada)
  8. Formulário de aplicação para o visitor’s permit preenchido
  9. Formulário de detalhes familiares preenchido
  10. Custo: 101 euros pelo pedido do visto

Sobre os meios de subsistência: eu levei documentos comprovando que eu iria receber bolsa de suporte por parte de minha universidade em Portugal (que daria no total 1600 euros por todo o período do estágio) e um atestado da universidade da Suécia de que eles iriam pagar meu custo com moradia estando na Suécia. Além disso levei extrato de minha conta bancária portuguesa gratuita, que na época tinha em torno de 2.000 euros – esse extrato foi emitido em um caixa eletrônico, em folha A4, carimbado e assinado por um funcionário do banco.

Indo fazer o visitor's permit na embaixada em Madri
Indo fazer o visitor’s permit: fachada da Embaixada da Suécia em Madri

Como foi a entrevista para o visitor’s permit na Embaixada da Suécia em Madri

Levei tudo para a Embaixada da Suécia em Madri no dia 14 de novembro de 2017, dois meses antes de minha viagem para a Suécia, assim como eles haviam me pedido. Chegando lá, esperei um pouco e fiz a minha entrevista com um agente consular, com quem eu já havia trocado emails e combinado minha ida. Durante a entrevista, que aconteceu em uma salinha com um vidro dividindo o espaço entre eu e ele, eu entreguei os documentos, ele fez cópias de alguns, e fez algumas perguntas como:

  • Porque escolheu a Suécia
  • Porque escolheu essa universidade para fazer o estágio
  • Como vou conseguir me manter na Suécia
  • Como é a minha estrutura familiar (inclusive perguntando o que meus pais fazem no Brasil)
  • Quais os meus planos para o futuro

Respondi tudo enquanto ele ia anotando minhas respostas no sistema, e ao fim ele protocolou meu pedido. Ele me perguntou se eu iria querer ter uma tarjeta colada no passaporte ou um cartão de plástico – eu optei pelo cartão, para não ter que ficar enviando meu passaporte para canto nenhum. Após isso, eu fiz o pagamento dos 101 euros na recepção (usando um cartão de crédito português) e já fiz ali minha foto, impressão digital e assinatura para quando o cartão de residência ficasse pronto.

Demora para conseguir uma resposta sobre o visitor’s permit da Embaixada da Suécia em Madri

Após isso, fiquei em modo de espera. Me foi dito que deveria levar um mês e meio a dois meses para receber o cartão em minha casa. Um mês se passou e não sabia nem se eles haviam aprovado o pedido. Mandei email, o cara da Embaixada disse que a decisão ainda não havia sido feita pela Migration Sverket. No começo de janeiro, dez dias antes de viajar para a Suécia, voltei a entrar em contato e ele disse que continuava sem respostas.

No dia 08 de janeiro (cinco dias antes de minha viagem) o rapaz volta a entrar em contato, dessa vez dizendo que a Migration Sverket retornou e afirmava que eu não havia comprovado que teria meios de subsistência… Quase dois meses para falar isso! Vou transcrever o que a agência de imigração falou:

Since the applicant hasn’t proved that she has got sufficient funds to maintain herself during the stay we need some additional information regarding this. Normally you have to state that you have 8064 SEK/month. Since you have the housing covered you can subtract 1500 SEK/month. Either you have to show an amount of  39 384 SEK or you have to income with some kind of authorization (and proof) that your husband is able to maintain you during your stay.  

Cartão resultado do visitor's permit
Cartão resultado do visitor’s permit

Eu havia dito que o dinheiro do trabalho de Rafael, meu marido, iria me sustentar durante o período na Suécia, porém não havia dado nenhum documento com essa informação (alguma declaração dele com assinatura, salário, talvez até contrato de trabalho dele). Na época ele trabalhava com vendas porta a porta em Portugal.

Eu fiquei fula da vida ao ver que eles demoraram dois meses para chegar a essa constatação. Na hora que vi esse email eu já corri para transferir dinheiro da conta do Rafa para a minha conta para chegar em mais de 4.000 euros (que seria o equivalente aos 39.394 SEK que eles pediam), emiti o extrato em folha A4 e já mandei escaneado pra ele em seguida, no mesmo dia.

No dia 26 de janeiro, quando eu já estava na Suécia a quase duas semanas, recebi um email de que meu cartão da permissão de residência havia chegado na Embaixada em Madri. O funcionário então, como combinado por email, fez o envio do cartão para o departamento onde eu estava estagiando na Suécia. Essa autorização teve a validade de 11 de janeiro até 30 de junho.

E o marido também teve direito ao visitor’s permit?

E como sei que vão perguntar: “e o meu marido? Também ganhou autorização de residência?”, eu vou esclarecer. Ele poderia ter pedido junto comigo, mas decidimos que ele viajaria junto para a Suécia mas ficaria como turista pois iria sair muito, muito caro. Teríamos que contratar um seguro de saúde internacional pra ele por 5 meses e ele nem poderia trabalhar.

Com esse visitor’s permit eu não tinha direito a nada na Suécia, basicamente. Não pude pedir personnummer e sem isso você meio que não pode quase tudo (em breve sai post sobre o personnummer aqui no blog). Mas tudo bem, pois eu estava no país só temporariamente mesmo.

Conclusão sobre o visitor’s permit na Suécia

Este tipo de permissão de residência foi uma formalidade para permanecer no país de forma legal, caso algum agente público me perguntasse ou pedisse algo. Ele não me permitia trabalhar ou ter acesso aos serviços de saúde.

Mas foi o visitor’s permit que me permitiu pedir na Suécia minha residência para trabalhar aqui, ao invés de ter que voltar a Portugal (e Madri) como eu teria que fazer caso eu estivesse na Suécia como turista.

A propósito, veja o post de como foi o processo para conseguir a residência por contrato de trabalho. 🙂

Castelo de Kalmar, Suécia, ao fundo, com um cisne no canto direito inferior.
Castelo de Kalmar, Suécia, cidade onde moramos

Se você gostou da gente e quer continuar nos acompanhando mundo à frente, nos siga nas nossas redes sociais:

YOUTUBE: Mundo à Frente
INSTAGRAM: @MundoaFrente
FACEBOOK: /MundoaFrente

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode utilizar tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>